Proposta pedagógica
para Trabalho de campo
Título: Pensando e refletindo o negro na sociedade de
Porto Alegre
Tema: Territórios
negros em Porto Alegre
Público: 3º série
do ensino médio
Objetivos Gerais:
1º - Os alunos devem ser capazes de
comparar a realidade do negro escravo de Porto Alegre com a vida do negro
atual, reconhecendo através deste estudo, locais domínio branco atual, mas que
foram constituídos pelos negros no passado.
2 - ºOs alunos devem desenvolver sua
autoria e reflexão, escrevendo um artigo para uma revista que apresente os
dados pesquisados. Estes dados apresentados, também, devem ser foco de analise
do aluno sobre o tema.
Questão problema norteadora do projeto:
Qual o papel do negro na formação
da sociedade porto alegrense?
Objetivos específicos:
- Identificar os locais de Porto
Alegre que no passado foram espaços ocupados pelos negros livres e escravos.
- Identificar os locais atuais de
ocupação negra ou de tradição afro-brasileira em Porto Alegre.
- Analisar como estes locais do
passado e do presente identificados com os negros são vistos pela sociedade.
- Identificar os locais de
moradia da população negra na Porto Alegre do fim do século XIX e do início do
século XX.
- Comparar e analisar os dados
identificados.
- Identificar os projetos de
ações contra a descriminação racial.
Avaliação:
O aluno será avaliado pelo artigo
publicado na revista criada pela turma e pelo banner apresentado para as demais
turmas do colégio.
Metodologia e
culminância:
O trabalho inicia com uma aula
expositiva sobre a questão do negro no Brasil, a partir de uma caracterização
geral no Brasil, o professor passa a trabalhar a questão do negro no RS e
apresenta o Projeto dos Territórios Negros desenvolvido em Porto Alegre para
desafiar os alunos a realizarem uma pesquisa sobre a participação do negro na
construção da sociedade porto alegrense.
Para trabalhar as questões do
negro no Brasil e RS o professor vai entregar diversos artigos de revistas
sobre história, como a Revista História da Biblioteca Nacional. Os alunos
formarão grupos e receberão os artigos para leitura para situar o tema no
espaço e tempo. Conhecendo melhor o tema, o aluno vai pensar os rumos de sua
pesquisa.
Na saída de estudos com o projeto
Territórios Negros os alunos receberão um roteiro para fazer anotações e
fotografar os locais visitados e entrevistar pessoas no percurso da saída de
estudo.
No retorno da saída de campo vai
ser feita uma conversa com os alunos para discutir os pontos de destaque da
saída e começarem a criar suas ideias para os artigos. Eles terão tempo para buscar mais
informações, leituras sobre a questão do negro. Assim eles terão subsídios necessários
para desenvolver uma revista da turma que será composta com dois artigos de
cada grupo com enfoques diferentes em cada artigo.
A turma vai escolher um nome para
revista relacionado à cultura afro-brasileira. E vai elaborar banners com
imagens e os resultados das pesquisas para serem apresentados nas outras turmas
da escola, socializando suas práticas de pesquisa e conhecimentos adquiridos
com o trabalho.
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