GRUPO:

GRUPO: Carlos Henrique Ely, Bruno Barsante e Erico Bettanzos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

2ª Proposta pedagógica para Trabalho de campo
Título: Identificando o patrimônio cultural imaterial
Tema: Territórios negros em Porto Alegre
Público: 9º série do ensino fundamental
Objetivos Gerais:
1º - Os alunos devem identificar e diferenciar os conceitos de cultura material e imaterial bem como os conceitos de patrimônio cultural material e imaterial. Relacionando com o objeto que está representando estes conceitos à contribuição dos negros na formação da cultura brasileira e na sua construção como nação. A partir disso eles deverão ser capazes de analisar as causas e efeitos dos re-planejamentos urbanos em Porto Alegre, vistos por eles nos territórios negros e escrever um artigo individualmente analisando as conseqüências sociais e históricas destas alterações para os negros e para a cidade de Porto Alegre.

2 º - Os alunos serão instigados a pesquisar sobre a influência dos negros na cultura brasileira desde os sincretismos religiosos e musicais até os acontecimentos históricos em que os negros participaram direta ou indiretamente.
Regras
Cada grupo de 5 alunos ira construir durante um trimestre  uma  peça de teatro em que possam de uma forma geral representar a sociedade e a cultura negra no Brasil. Este Trabalho será apresentado para a escola na semana de comemoração da consciência negra.
Questão problema norteadora do projeto:
Qual o papel do negro na formação cultural material e imaterial brasileira? Quais as relações da cultura negra com o patrimônio histórico do Brasil?
Objetivos específicos:
- Identificar os locais de Porto Alegre que no passado foram espaços ocupados pelos negros livres e escravos.
- Identificar os locais atuais de ocupação negra ou de tradição afro-brasileira em Porto Alegre.
- Identificar elementos da cultura imaterial da sociedade negra nos locais visitados.
- Comparar e analisar os elementos culturais vistos neste território.
Avaliação:
O aluno será avaliado pelo artigo escrito individualmente e pelas peças de teatro organizadas pelo grupo e sua apresentação na semana da consciência negra.
Metodologia e culminância: 
O trabalho inicia com uma aula expositiva sobre a questão do negro no Brasil, a partir de uma caracterização geral no Brasil, o professor passa a trabalhar a questão do negro no RS e apresenta o Projeto dos Territórios Negros desenvolvido em Porto Alegre para desafiar os alunos a realizarem uma pesquisa sobre a participação do negro na construção da sociedade porto alegrense.
Para trabalhar as questões de patrimônio cultural e os conceitos de cultura material e imaterial o professor levará os alunos para o laboratório de informática onde irão pesquisar na web e principalmente no site do IPHAN os conceitos e as suas relações com a disciplina de História.
Na saída de estudos com o projeto Territórios Negros os alunos receberão um roteiro para fazer anotações e fotografar os locais visitados e entrevistar pessoas no percurso da saída de estudo.
No retorno da saída de campo vai ser feita uma conversa com os alunos para discutir os pontos de destaque da saída e começarem a criar suas idéias para os artigos.  Eles terão tempo para buscar mais informações, leituras sobre a questão do negro.
Após este processo de imersão na cultura negra e nas leituras eles irão começar as reuniões com os colegas e as orientações com o professor para a elaboração das peças de teatro com os nomes, roteiros e elementos da cultura e da história que cada grupo irá selecionar para atingir o objetivo de representar nesta peça as contribuições sociais, culturais e históricas do negro no Brasil.

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