GRUPO:

GRUPO: Carlos Henrique Ely, Bruno Barsante e Erico Bettanzos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

3º Proposta pedagógica para o trabalho de campo sobre o Patrimônio Histórico do Município de Rio Pardo
Proposta pedagógica para Trabalho de campo
Título: O Patrimônio Histórico preservar é aprender!
Tema: Educação e Preservação do Patrimônio Histórico
Público: 1º série do ensino médio

Objetivos Gerais:
1º - Os alunos deverão desenvolver um novo olhar sobre “os prédios antigos” e identificá-los como patrimônio histórico não só o conceituando, mas também relacionando o seu contexto com o período histórico em que fui construído, adquirindo conhecimento histórico e compreendendo o patrimônio como fonte de estudos, de cultura e de turismo quando se tem a preservação e as políticas públicas necessárias para isto.
2º - Os alunos terão de ser capazes de diferenciar patrimônio cultural material e imaterial e também ter noções básicas das políticas de tombamento do IPHAN, levando isto para a comunidade escolar onde irão relacionar estes conhecimentos com a história da cidade e de seu patrimônio histórico, passando estes conhecimentos para a comunidade escolar num todo através de projetos realizados por eles.
Regras:
Eles serão divididos em grupos e terão como tarefa elaborar uma campanha de educação patrimonial na comunidade escolar. Utilizando-se da confecção de cartazes para serem distribuídos pela escola, poderá se realizar uma pesquisa quantitativa nas regiões próximas a escola com um questionário sobre as noções básicas de patrimônio e preservação para que os resultados sejam publicados em uma revista (em época de eleição seria interessante os alunos consultarem alguns candidatos do seu município e testar os conhecimentos deles em relação a este tema), criação de artigos para serem publicados em um jornal informativo de educação patrimonial (com conselho editorial dos professores de História, Geografia e Português) e também será dado aos alunos o direito de sugerir novos instrumentos para se atingir o objetivo proposto como músicas, criação de camisetas e etc. Para as comemorações do dia 17 de agosto dia nacional do patrimônio histórico.
Questão problema norteadora do projeto:
Qual a importância do Patrimônio Histórico para a Sociedade e para o conhecimento?

Objetivos específicos:
- Identificar os locais de Patrimônio Histórico na saída a campo em Rio Pardo.
- Relacionar este patrimônio com o contexto histórico em que foi construído.
- Analisar como estes locais se encontram no presente e como estão sendo administrados pelos governantes locais.
- Identificar medidas que poderiam ser tomadas para a preservação deste patrimônio histórico.
- Identificar o Patrimônio Histórico do seu município e se ele está sendo preservado e aproveitado como proposta de educação histórica e patrimonial.
- Analisar como estes locais se encontram no presente e como estão sendo administrados pelos governantes eleitos pela sua comunidade.


Avaliação:
O aluno será avaliado de acordo com a participação em seu grupo e a criatividade do grupo em atingir o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do patrimônio histórico local, regional e nacional no desenvolvimento educacional, cultural e turístico do país.

Metodologia e culminância: 
O professor inicia com uma aula de História do Brasil e menciona acontecimentos e curiosidades que aconteceram no sul do Brasil relacionados aos fatos históricos do Brasil  Império.
Após alguns apontamentos e demonstrações de prédios históricos e locais por onde passou pessoas com D.Pedro II, o professor aborda os conceitos básicos de patrimônio histórico e cultural com os alunos levando a aula para outra reflexão.
Com o interesse dos alunos sobre o tema, o professor propõe uma saída a campo para visualizar e refletir nestes lugares de memória e patrimônio o que tem sido feito pela preservação e valorização deste conhecimento em volto arquitetura, imagens, significados e representações.
 O local escolhido foi o Município de Rio Pardo. Após a definição da saída de campo foi combinado que os alunos terão dois meses para trabalhar em uma campanha de educação patrimonial na comunidade escolar até a culminância do projeto.
Na saída de os alunos receberão um roteiro por onde iremos passar e um direcionamento para os olhares que eles deverão ter, para que possam realizar as tarefas que o professor irá propor. Junto a este roteiro os alunos receberão um minidicionário de conceitos históricos elaborados pelo professor para que possam compreender as falas dos guias e pessoas engajadas nas causas e na história do patrimônio histórico do município de Rio Pardo.
No retorno da saída de campo os alunos irão sentar em circulo e irão projetar as fotos, vídeos ou matérias que coletaram nesta saída para apresentar e debater com o grande grupo as estratégias de educação patrimonial que eles irão elaborar.  Após os alunos irão reunir os grupos por afinidade de idéias e materiais coletados para iniciarem as suas campanhas de educação patrimonial na comunidade. O professor irá acompanhar e dar apoio bibliográfico, links e orientação para que os grupos cumpram os objetivos que traçaram até a culminância do projeto, que ocorrerá no dia 17 de Agosto dia Nacional do Patrimônio Histórico. Neste dia a escola será aberta para a visitação da comunidade e cada grupo irá expor suas experiências na elaboração e execução de uma campanha educativa juntamente com a distribuição gratuita do jornal informativo.
 

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